Home > Finanças > Aprenda a gerenciar vários cartões de crédito

Aprenda a gerenciar vários cartões de crédito

Ter vários cartões de crédito pode ser uma vantagem, dependendo de como você planeja usá-los. Se você destinar apenas um cartão para certas compras e guardar todos os outros, isso não será uma desvantagem.

No entanto, se seus hábitos de consumo variam de mês para mês e você não tem um sistema para controlar suas compras, você pode estar caindo em uma grande armadilha.

Isso porque os juros gerados no rotativo são altos e podem acabar virando uma bola de neve muito difícil de desfazer.

Para se ter uma perspectiva melhor, a taxa média de juros foi de 327,5% em junho deste ano, segundo o Banco Central!

É importante entender que ter vários cartões de crédito é uma opção válida, desde que haja muito planejamento e responsabilidade. Eles podem apoiar suas finanças, mas também podem atrapalhar.

E aí, você sabe gerenciar suas contas ou faz parte do grupo que tem dificuldade em lidar com as finanças?

Em qualquer um dos casos, com certeza nossas dicas podem ser úteis. Abaixo estão algumas orientações super importantes para ajudar você a controlar seus cartões de crédito e aproveitar seu orçamento da melhor maneira. Confira:

Confira as datas de vencimento das faturas

Um bom primeiro passo para um melhor gerenciamento de vários cartões de crédito é estar sempre de olho nas datas de fechamento de cada cartão. Quanto mais próximas estiverem do dia do recebimento do seu salário, maiores são as suas chances de poder quitá-las.

Se as datas de vencimento ocorrerem em dias diferentes, tente reservar uma parte da sua remuneração para esse dia específico.

Se sua renda flutuar, por exemplo, se for um pagamento único para um grande projeto ou se você receber mais de um período no mês, será necessário manter registros separados. Um pode ser pago com o primeiro pagamento e os outros depois.

Separe os vários cartões de crédito por categorias

É importante dividir os cartão por categorias, isso porque além de promover maior organização financeira te ajuda a controlar os gastos.

Selecione cartões diferentes para compras menores do dia a dia versus compras maiores e mais caras.

Essa é uma boa maneira de controlar despesas e evitar surpresas desagradáveis.

Priorize os pagamentos à vista

Ter vários cartões de crédito dá uma falsa sensação de poder aquisitivo maior do que realmente é, principalmente quando parcelamos as compras. Mas essa é a melhor maneira de cair no endividamento!

Embora o parcelamento seja uma boa alternativa para diluir um valor alto, ainda existe o risco de problemas financeiros. Isso pode acontecer porque a facilidade de perder o controle é grande, o parcelamento é mais cômodo e leva as pessoas a fazerem cada vez mais aquisições com o valor total dividido.

O ideal é pagar tudo à vista ou em poucas parcelas, mas lembre-se de que a decisão pode variar de acordo com a sua realidade financeira.

Já está endividado com vários cartões de crédito? Saiba o que fazer:

Se você já está em atraso com as parcelas dos seus vários cartões de créditos, o primeiro passo é parar de comprar até colocar suas finanças no verde novamente. E, principalmente, não solicite mais nenhum outro cartão!

Uma das possibilidades mais comuns para saldar dívidas e evitar altas taxas de juros é solicitar empréstimos pessoais com taxas mais baixas do que as dos cartões.

No entanto, é importante observar que nessa segunda alternativa você está trocando uma dívida pela outra, só que com menos prejuízos financeiros.

Vale lembrar também que esse empréstimo deve caber no seu bolso, caso contrário, você estará se endividando ainda mais.

Então, se você quer ter vários cartões de crédito, aprenda primeiro a gerenciá-los, evitando assim dores de cabeça!

Fonte: Blog Foregon  –  Foto da capa: Foto de Rann Vijay no Pexels